top of page

Construindo pontes regionais - A Transformação das Comunidades pelo Turismo de Base


Cristiano Cazarotto e Sandra Doyama em palestra Turismo de Base Comunitária.
Cris e San - Nômades e Agentes Transformadores de Comunidades

Como nômades e agentes transformadores de comunidades através do turismo, queremos compartilhar a importância crucial de conhecermos o público ao vivenciar essas experiências incríveis.


Cada interação representa uma oportunidade única para construir pontes entre culturas diversas, e isso começa com a necessidade de compreender cada comunidade com única.

 

Antes de imergirmos em nossas vivências, é fundamental realizarmos pesquisas para entender os objetivos, expectativas e origens das comunidades. Devemos compreender o quão os moradores locais estão familiarizados estão com o contexto, cultura e a indústria do turismo de base.

 

Focados na preferência da comunidade local, sabemos que cada região tem sua forma única de se expressar e preferências distintas quanto à maneira de receber feedbacks e tomar decisões. Essa compreensão conecta e é a chave para construirmos conexões sólidas e promover uma colaboração efetiva no desenvolvimento local.

 

Ao adotarmos uma postura de aprendizado contínuo, estamos abertos a fazer e receber perguntas que ampliem nossa compreensão sobre os grupos culturais presentes na comunidade. Essa abertura para o diálogo é a base para construirmos relacionamentos autênticos e duradouros, onde a comunicação busca transcender fronteiras geográficas e culturais.

 

Como agentes transformadores, percebemos que nosso papel vai além de compartilhar experiências; é sobre criar um espaço onde as histórias de cada indivíduo de cada comunidade sejam valorizadas. Essa abordagem respeitosa não apenas fortalece a colaboração da coletividade, mas também contribui para o enriquecimento mútuo de todos.

 

Em resumo, nesta jornada de mais de 6 anos transformando comunidades, acreditamos firmemente que o entendimento profundo de cada comunidade é o alicerce para construir pontes de compreensão e colaboração, transformando assim as comunidades através do poder do turismo de base.


Conto com o seu apoio e participação, nessa incrível jornada de enriquecimento mútuo. Comenta "transformação" para sabermos que leu até o final.

35 visualizações
bottom of page