top of page

I Jornada do Patrimônio Cultural: Valorizando a Cultura do Norte de Minas.


I Jornada Mineira do Patrimônio Cultural - Caminho dos Sertões
Participantes do Segundo Painel

No dia 12 de setembro a nossa jornada começou antes do amanhecer, quando partirmos de Janaúba rumo a Montes Claros para participar da I Jornada do Patrimônio Cultural, promovida pelo CIMAMS.


No Primeiro Painel, apresentado pelo historiador João Batista Costa, pelo juiz e atualmente desembargador Dr. Bruno Terra Dias e a advogada Dra. Beatriz Coelho, pudemos vivenciar uma verdadeira aula de história que nos transportou ao passado, fortalecendo ainda mais nosso apreço e respeito pela região norte de Minas.


Ter acesso a rica e complexa história deste território, principalmente ao papel histórico do 8 de dezembro, o Dia dos Gerais, junto a formação histórica e geográfica do sertão mineiro, nos proporcionou uma compreensão mais profunda da riqueza cultural da região.


No Segundo Painel, mediado e apresentado pela Consultora e Dra. Helena Rosmaninho, tratou-se sobre experiências bem-sucedidas dos municípios locais, demonstrando que a cultura do sertão mineiro é uma fonte inesgotável de oportunidades.


Foram comentados alguns casos de sucesso, como o City Tour em Mato Verde e as ações de incentivo ao Turismo de Base Comunitária na segunda edição do Festival Sons, Cores e Sabores em Serranópolis de Minas.


Este painel, também contou com a participação dos jornalistas Geraldo Huberto e Cassio Xavier, ambos da Intertv de Montes Claros, que compartilharam os bastidores e o processo de criação da série "Caminhos da Gerais," uma parceria entre a Intertv e o Consórcio CIMANs *(CIMAMS)*, que destaca de forma peculiar os municípios do Norte de Minas Gerais.


Em seguida, o Professor Dr. Hebert Canela, apresentou sua perspectiva valiosa sobre o futuro do turismo na região, baseada em seus mais de 20 anos de estudos, pesquisas e vivências no Norte Mineiro e suas raízes.


Por fim, fechando a jornada, compartilhei um pouco do trabalho que nós do Viagem Kombinada desenvolvemos na região desde 2019. Atuando como Agentes Transformadores, trabalhamos com ações que visam incentivar o resgate, preservação e promoção a cultura local, além de buscar o despertar do empreendedorismo no mercado do turismo, que tem muito potencial diante das suas belezas naturais e riquezas culturais.



Dentre os nossos trabalhos desenvolvidos no Norte de Minas Gerais, destaquei os Guias Digitais Interativos realizados em 12 municípios Associados ao Circuito Turístico do Lago de Irapé e no Município de Porteirinha, bem como as séries documentais "Raízes de Serranópolis de Minas" e "Raízes de Lassance," realizadas em parceria com as respectivas prefeituras municipais.



Click nos links abaixo e acesse gratuitamente este e demais conteúdos.



Em resumo, o evento nos trouxe uma boa bagagem de conhecimento, troca de informações e network. Tivemos a oportunidade de nos conectar com pessoas que compartilham do mesmo propósito que nós: a valorização da história, cultura e região, com foco no aumento do senso de pertencimento e no incentivo ao desenvolvimento regional através do turismo.


Portanto, convidamos todos os viajantes e amantes da cultura e do turismo a explorar o Norte de Minas e descobrir as tradições culturais do povo Norte mineiro.


Vem junto, vamos trabalhar para fortalecer o vínculo entre cultura, turismo e desenvolvimento econômico. É uma jornada desafiadora, mas promissora, que enriquecerá nossas vidas e deixará uma marca duradoura no Norte de Minas.


Vamos fazer acontecer!

“Palavras inspiram, exemplos arrastam”.

Junte-se a nós nessa jornada!

93 visualizações
bottom of page