Viagem petfriendly - Hotéis e pousadas de Socorro conquistam selo petfriendly



As buscas no Google por hotéis com serviços pet friendly cresceram 300% para viagens, de março a setembro de 2020. Já o Hoteis.com, revelou no final de 2020 que 82% dos brasileiros pretendiam viajar com seus animais e que 67% dos entrevistados já levaram seu companheiro de estimação em uma viagem. Com o objetivo de melhor atender este crescente segmento, a Estância Hidromineral de Socorro - cidade turística do Circuito das Águas Paulista e referência em aventura e ecoturismo – lançou o projeto Socorro Destino Petfriendly. Após treinar e capacitar o trade, certifica com um selo os estabelecimentos.

Na estância, os pets sempre foram bem-vindos e recebidos. Mas a ideia agora é ir além e, de uma forma mais efetiva, oferecer bem-estar, conforto e segurança aos pets e aos tutores.


“Socorro já saiu na frente porque recebia os pets, mas vamos mudar a chave do aceitar pet para ser petfriendly”, diz Patricia Camargo, especialista em petfriendly do Eu, Você e os Pets, responsável pela consultoria do projeto.

As primeiras hospedagens da cidade a conquistarem o selo pet friendly foram Hotel Fazenda 7 Belo, Pousada Cafuné, Chalés Santa Catarina, Pousada Nativa, Pousada Sons do Silêncio e Pousada Vale das Orquídeas. De piscina a veterinário 24 horas, cada estabelecimento deu um toque especial nas adequações.


Inspiração para o setor, Chalés Santa Catarina é 100% petfriendly e além de cachorros, já recebeu gatos, porquinhos da índia, mini-pig, calopsitas, iguanas e tartarugas. Os pets podem ficar com os tutores em qualquer chalé e circular livremente, com supervisão do tutor. Lá, uma piscina de 18m² é em formato de rampa para facilitar o acesso com segurança dos animais de todos os portes. Um jardim amplo com playground pet e circuito agility garantem a diversão. No espaço de banho pet o próprio dono é quem faz a higienização: tem chuveiro quente e secador mais silencioso. Para uma maior comodidade e higiene, a hospedagem fornece cobre leito exclusivo para o pet, extensor de guia e toalha.




Mesmo com tudo voltado para os pets, foi importante conquistar o selo para passar mais segurança e credibilidade aos hóspedes. “Apesar de já sermos petfriendly, com o treinamento e capacitação para obter o selo vimos que haviam mais alguns detalhes que poderíamos adicionar para melhorar ainda mais o nosso atendimento,o como tela nas janelas para receber aves e gatos e mais bebedouros nas áreas sociais”, conta Andressa Alves Martins, gerente de atendimento ao cliente do Chalés Santa Catarina, que tem como mascotes a cãocierge Brahma e a gata Stella Artois.




A Pousada Sons do Silêncio - inaugurada em junho de 2021 -sempre fez questão de receber os pets; assim, já existiam ganchos, o parque pet estava em construção e um lago disponível para nadar. Após o treinamento, foram colocados cata caca, bebedouro e placas que indicam onde podem transitar. Também fizeram parceria com o veterinário. O selo veio para ensinar, agregar, certificar e “para conhecer melhor o que é ser petfriendly, para que as pessoas confiem mais no que oferecemos; o selo aponta os estabelecimentos que se adequaram de verdade ao bom recebimento dos pets”, diz a proprietária Maria Isabel Lino Pardos Lastiri, que ama receber animais e sempre busca se adequar às tendências. Tranquilidade e atendimento personalizado são características da pousada que estimula vivências, faz questão de ser sustentável e valoriza o comércio local e o crescimento coletivo.


A Pousada Cafuné melhorou o espaço do café da manhã com placas indicativas e disponibiliza recipientes com água e comida. Cata-cacas estão espalhados pelo local. Mas, não basta apenas oferecer infraestrutura. “Foi muito importante o treinamento com os funcionários de como receber e atender o público petfriendly”, conta Viviane Ginghini, proprietária da pousada.





Inaugurada há mais de 20 anos, a Pousada Nativa já aceitava pet, mas optou pelo selo para aprimorar o atendimento. Com isso, colocou placas de sinalização das áreas, lixeiras exclusivas com cata-caca, telas nas janelas, gaiolas para aves, bebedouros e comedouros. “Trabalhar com animais é especial. Eles sabem que estão em um local que são bem vindos e ficam felizes”, diz Maico Benatti Ferraz, sócio da pousada que recebe animais de pequeno e médio porte.


A Vale das Orquídeas é outra pousada que conquistou o selo. Antes dele, já destinava as reservas com pets para chalés, onde os quartos são mais espaçosos, no térreo e cercado por gramado e presenteavam com um mimo os pets de pequeno e médio porte que chegavam. As adequações foram: espaço com comedouro e bebedouro, lixeira com cata caca, piscina de bolinha, banco para que os tutores possam se acomodar enquanto o pet brinca e está à disposição, pelo whatsapp, uma veterinária 24h. Para a área de refeição, existem mesas reservadas com ganchos para prender o pet. “A família com pet se sente mais acolhida tendo um espaço destinado, ficam até mais à vontade, por exemplo na hora do café da manhã ou outras refeições, tendo uma mesa especial para eles”, afirma Rafaela Corsi Barbosa, proprietária da Vale das Orquídeas.



O Hotel Fazenda 7 Belo também recebia animais de pequeno e médio porte. “Aderimos ao selo para uma maior visibilidade e segurança de regras de conduta para os hóspedes e o hotel”, conta Paulo Bueno, gerente do hotel. Agora as mesas externas estão sinalizadas para que possam fazer a refeição com o pet e demais regras de convivência já eram praticadas.

Todas as empresas que adquirirem o selo também contribuem com o lado social do projeto, que tem um fundo para apoiar ações da causa animal na cidade, como arrecadação de ração, campanhas de vacinação e de castração, por exemplo. Atual campanha que conta com o apoio do projeto é a de adoção. Com o slogan “Não compre, adote. Amor não tem raça”, a ideia é incentivar as pessoas a escolherem um cachorro no canil municipal.

“Socorro Destino Petfriendly” é uma realização da prefeitura da Estância Hidromineral de Socorro, Conselho Municipal de Turismo e Associação de Turismo da Estância de Socorro, com consultora e equipe especializadas.





Saiba mais destalhes do projeto “Socorro Destino Petfriendly” acessando: https://socorro.tur.br/petfriendly/


Descubra Socorro:


Estância Hidromineral de Socorro é o portal de entrada do Circuito das Águas Paulista, composto por nove municípios. Já é referência nacional em turismo de aventura e turismo acessível e se dedica para se tornar também um destino sustentável e pet friendly. Para isso, diversas ações de conscientização são criadas e envolvem moradores, empresários e turistas. Gastronomia variada, lazer para toda família e a melhor experiência em atividades culturais e passeios cercados pelas belezas naturais da Serra da Mantiqueira. Visitas guiadas ou autoguiadas em mais de 1300km de caminhos rurais disponíveis ao público. Em 2021, a “cidade aventura” – com mais de 20 atividades de aventura e ecoturismo - recebeu o selo Safe Travels (viagens seguras) concedido pela World Travel & Tourism Council (WTTC). Além de ser finalista nas categorias Aventura e Ecoturismo, foi vencedora no Top Destino Social, no prêmio Top Destinos Turísticos. E ainda, Socorro passou a ser a primeira cidade brasileira qualificada como membro da rede Cittaslow, uma associação internacional de localidades "onde viver é bom". Saiba mais: www.socorro.tur.br



ASTUR - A Associação de Turismo da Estância de Socorro – SP, que tem como objetivo a promoção de ações para o desenvolvimento sustentável das empresas associadas e o fomento do turismo de Socorro, sempre em consonância com o COMTUR (Conselho Municipal de Turismo) da cidade. Na “Estância Hidromineral” – status conquistado por cumprir determinados pré-requisitos definidos por Lei Estadual, o que também dá o direito ao município de agregá-lo ao nome -, atualmente, são 80 empresas associadas de diversos setores turísticos como hospedagem, ecoturismo, atividades de aventura, turismo rural, gastronomia e compra

13 visualizações