Serranópolis de Minas entra para o mapa do turismo nacional
- Guia Interativo

- 14 de out.
- 5 min de leitura

Serranópolis de Minas entra para o mapa do turismo nacional e mostra por que é um dos destinos mais promissores de Minas Gerais
Em meio à majestosa Cordilheira do Espinhaço, onde a natureza esculpiu paisagens de tirar o fôlego, Serranópolis de Minas vem firmando o seu nome e despontando entre os destinos emergentes do turismo sustentável brasileiro.
No último 12 de outubro de 2025, o município viveu um marco histórico com o lançamento do seu primeiro Catálogo Turístico Digital uma ferramenta moderna que une natureza, cultura e tecnologia em um só propósito: valorizar o território e as pessoas que dão vida a ele.
O evento, realizado no Centro de Visitantes do Parque Estadual Serra Nova e Talhado, em Serranópolis de Minas, reuniu comunidade, empreendedores locais, autoridades. A escolha do local não foi por acaso: é dentro do parque, onde 30% do território municipal está inserido, que se revelam algumas das paisagens mais emblemáticas da região.
O prefeito Max Vinícius Aguiar Martins, o "Marcão" , acompanhado do secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Maicon Douglas, do secretário de Agricultura, José Leles, recebeu das mãos dos consultores Cristiano Lorenzoni Cazarotto e Sandra Doyama, da Viagem Kombinada – Consultoria e Instrutoria Turística de Base Comunitária, o exemplar simbólico do guia impresso.

O prefeito resumiu o sentimento coletivo em sua fala:
“Este catálogo é uma ferramenta para toda a população de Serranópolis, para o Norte de Minas, o Brasil e o mundo. É o nosso mapa turístico, que mostra nossos atrativos, nossas belezas cênicas, cultura e gastronomia. Quem não conhece Serranópolis, venha viver momentos únicos por aqui e conhecer de perto nossas tradições.”
O momento simbolizou o orgulho de uma cidade que se reconhece como destino turístico e cultural, e que agora dá um passo firme rumo ao futuro.
Durante o evento, foram distribuídos folders com o mapa turístico e o link de acesso gratuito ao catálogo digital, convidando moradores e visitantes a explorarem o município de forma interativa.
Um projeto construído a muitas mãos
O Catálogo Turistico Digital de Serranópolis de Minas nasceu de um trabalho conjunto entre a Prefeitura Municipal, o Sebrae-MG, com execução da empresa Viagem Kombinada. O projeto teve início em janeiro e fora concluído em julho de 2025, resultado de meses de diagnóstico, visitas de campo, entrevistas, registros fotográficos e consultorias com empreendedores do trade turístico local.
A metodologia — desenvolvida pela equipe Viagem Kombinada — combinou mapeamento, vivência local, escuta empresarial, escuta comunitária e análise de oportunidades de desenvolvimento turístico, garantindo que o produto final fosse, ao mesmo tempo, técnico e afetivo.
“Cada página traduz o olhar da comunidade sobre si mesma”, explica Sandra Doyama, redatora e fotógrafa, responsável pela curadoria, montagem, diagramação e interatividade do catálogo digital. “O catálogo é dinâmico e humano. Ele nasceu da escuta das histórias, dos sabores e da força das tradições locais.”
Para Cristiano Lorenzoni Cazarotto, gestor de turismo e idealizador metodológico do projeto, o catálogo vai além de um guia digital:
“Ele representa um movimento, uma ferramenta digital que conecta pessoas, histórias e lugares em torno de um mesmo propósito — fazer do turismo um instrumento de desenvolvimento sustentável, sem perder a essência do território.”

As rotas que revelam o futuro
O projeto contemplou também o diagnostico de oportunidades túristicas do território, visando não ser apenas uma vitrine de atrativos, mas também um plano estratégico para o turismo local. A partir dele, foram identificadas oportunidades de criação de produtos turisticos externos ao PESNT, ou seja, oportunidades reais de criação futura de quatro rotas temáticas que traduzem o espírito do território:
Rota Caminhos do Rio Brutiá,
Rota da Represa do Rio Mosquito,
Rota das Sementes Crioulas
E a Rota dos Tropeiros.
Cada rota proposta, busca integrar natureza, cultura, gastronomia e vivências comunitárias, valorizando o que há de mais autêntico em Serranópolis de Minas.
A identificação destas rotas seguem uma metodologia própria da Viagem Kombinada, baseada em critérios técnicos de acessibilidade, conservação, infraestrutura e apelo turístico, e principalmente o foco na participação da comunidade.
“Agora começa a etapa mais bonita: a da construção das rotas, com envolvimento direto da comunidade, poder público e iniciativa privada. São caminhos que nasceram do território — e é nele e através dele que precisam florescer”, destaca Cristiano.
Os protagonistas do território
O catálogo também apresenta os empreendimentos que sustentam o turismo local, no setor gastronômico, hoteleiro e cultural, que são mais do que negócios, são expressões da identidade serranopolitana de Minas — espaços de hospitalidade, sabores e saberes que dão forma à experiência de estar na cidade.
Cada diagnóstico empresarial trouxe orientações práticas para qualificar serviços e fortalecer a identidade cultural local, preparando os empreendedores para um turismo que valoriza o humano, o sustentável e o autêntico.
“Serranópolis é um destino emergente com enorme potencial para o turismo de base comunitária. Sua força está nas pessoas, na hospitalidade e nas tradições que resistem ao tempo”, resume o relatório técnico.
Um legado que inspira

A gestora do Parque Estadual Serra Nova e Talhado, Grazielly Costa, destacou a simbologia de realizar o evento no coração da unidade de conservação:
“Fazer esse lançamento aqui mostra que é possível promover o turismo com responsabilidade ambiental, valorizando a natureza e as pessoas que vivem em seu entorno.”
Para o secretário Maicon Douglas, o projeto representa o início de uma nova fase:
“Com a atuação do Sebrae através do trabalho técnico da Viagem Kombinada, conseguimos construir uma base sólida e ter uma visão real de nossos próximos passos. Agora, o turismo é de fato um eixo estratégico de desenvolvimento econômico e social para Serranópolis de Minas.”
Por sua vez o prefeito Max Vinícius encerrou com um tom de orgulho coletivo:
“Serranópolis é um território de gente trabalhadora e acolhedora. Este catálogo é mais do que um registro — é um convite para o mundo conhecer nossas belezas e nossa cultura. Estamos no mapa do turismo nacional e prontos para sermos vistos pelo mundo.”
Um território vivo, agora também digital
O lançamento do Catálogo Turístico Digital marca o início de uma nova narrativa para Serranópolis de Minas — uma história escrita por mãos que acreditam no turismo como sementes de transformação social.
O catálogo coloca o município definitivamente no mapa do turismo mineiro e brasileiro, apresentando um modelo participativo, digital e de base comunitária, onde mais do que divulgar atrativos, convida o visitante a sentir o território, reconhecer sua força e viver suas histórias de perto.
“É um filho e tanto”, resume Cristiano, “porque ele nasce do território e se volta pra ele, multiplicando orgulho, renda e pertencimento.”
Realização: Prefeitura Municipal de Serranópolis de Minas
Execução Técnica: Sebrae-MG
Empresa Executora: Viagem Kombinada – Digitalização de Destinos, Consultoria e Instrutoria Turística
Apoio: Visite Serranópolis / Circuito Turístico da Serra Geral







Comentários