top of page

O que é Turismo Rural



Turismo rural é um tipo de turismo que se concentra em áreas rurais e nas atividades relacionadas à agricultura e à vida no campo.


Ele pode incluir atividades como passeios a cavalo, caminhadas, pesca, caça, ciclismo, passeios de charrete e visitas a fazendas e propriedades rurais.


Esse tipo de turismo também pode incluir alojamento em fazendas, casas de campo ou cabanas, onde os visitantes podem experimentar a vida no campo e se envolver em atividades ligadas a agricultura ou a pecuária.


O turismo rural é uma forma de promover o desenvolvimento econômico e social das comunidades rurais, ao mesmo tempo em que permite aos visitantes desfrutarem de uma experiência única e desconectarem da vida cotidiana.


Então desenvolver o Turismo Rural é uma boa opção?


Sim, o turismo rural é uma boa opção por várias razões, vejamos:

  • Desenvolvimento econômico: o turismo rural pode gerar renda e emprego para as comunidades rurais, ajudando a melhorar a economia local.

  • Preservação da cultura e patrimônio: o turismo rural pode ajudar a preservar a cultura e o patrimônio rural, incluindo costumes, tradições e arquitetura.

  • Educação e conscientização: o turismo rural pode oferecer aos turistas a oportunidade de aprender sobre a vida no campo e desenvolver uma maior conscientização sobre a importância da agricultura e da preservação da natureza.

  • Desenvolvimento sustentável: o turismo rural pode ser planejado e operado de forma a minimizar o impacto ambiental e promover o desenvolvimento sustentável.

  • Experiência única: o turismo rural oferece aos turistas uma experiência única, permitindo-lhes conhecer a vida no campo e experimentar atividades e produtos locais.

No entanto, é importante lembrar que o desenvolvimento do turismo rural deve ser planejado e operado de forma responsável, considerando as necessidades e interesses das comunidades rurais e os impactos ambientais e culturais.


Leia mais:


Quais os primeiro passos para desenvolver o turismo rural em uma comunidade.



bottom of page