top of page

OS CAMINHOS DE SÃO TIAGO



Tendo como inspiração o Caminho de Santiago de Compostela no norte da Espanha, foi inaugurado em julho de 2021, a rota turística do Caminho de São Tiago em Minas Gerais.


São Tiago é conhecida como “A Capital do Café com Biscoito” e está a cerca de 200km da capital, Belo Horizonte.


Igreja matriz na praça da cidade de São Tiago. A construção é em tons de rosa.
Igreja Matriz de São Tiago (Foto do acervo da Prefeitura)

O Caminho de São Tiago tem 274 quilômetros de extensão ligando Ouro Preto a São Tiago, totalizando 11 municípios pelo trajeto:


  1. Ouro Preto

  2. Ouro Branco

  3. Conselheiro Lafaiete

  4. Queluzito

  5. Casa Grande

  6. Entre Rios de Minas

  7. Lagoa Dourada

  8. Resende Costa

  9. Coronel Xavier Chaves

  10. Ritápolis

  11. São Tiago


O percurso pode ser feito a pé, de bicicleta ou a cavalo e assim, como na rota Europeia, você recebe um passaporte que é carimbado em cada cidade ao longo do Caminho de São Tiago.

A sinalização é feita através dos 360 marcos dispostos pelo caminho na direção a São Tiago, sentido este sugerido para se fazer o trajeto.


Um dos marcos do Caminhos de São Tiago em Minas Gerais está na frente do estabelecimento Forno na Praça. Montado em uma escultura metálica, o marco está pintado nas cores marrom e amarelo.
: Marco do "Caminhos de São Tiago" em São Tiago, ao lado do Forno na Praça. (Fotos do acervo da Prefeitura)

Boa parte do Caminho de São Tiago passa pela área rural dos municípios, onde há muita história, fazendas, casarões, igrejas, artesanato, comidas típicas e belas paisagens que valem a pena conhecer!




PROJETO DESCUBRA SÃO TIAGO


"Descubra São Tiago" é um projeto desenvolvido por empreendedores locais em parceria com a Prefeitura Municipal de São Tiago.


O objetivo é atrair turistas para uma viagem ao passado, à cultura e à religiosidade, bem como fomentar o comércio local dos municípios, alavancando o turismo são-tiaguense com foco no: Turismo de Experiência, Turismo Rural e, em breve, Turismo Criativo. Venha e descubra São Tiago!


2ª SEMANA DO TURISMO


E para incentivar ainda mais o turismo na região, acontece entre os dias 27 e 30 de setembro de 2021, a 2ª Semana do Turismo em São Tiago.


Desde 1980, o dia 27 de setembro é a data escolhida pela Organização Mundial do Turismo para comemorar o Dia do Turismo. Por meio da celebração “2ª Semana do Turismo de São Tiago-MG”, iniciativa da Prefeitura Municipal e do Grupo de Empreendedores do Turismo, com o apoio do COMTUR e diversos parceiros, busca-se a conscientização da sociedade sobre a importância da atividade turística e seus valores sociais, culturais, ambientais e econômicos. A primeira edição do evento, realizada em 2019, divulgou o desenvolvimento turístico de São Tiago, iniciado em 2018. Para 2021, a programação terá palestras sobre a evolução do turismo no município, assim como o alinhamento regional e a conformidade com as políticas públicas estaduais para o setor. O evento é GRATUITO. Confira o conteúdo da programação e garanta a sua vaga!! É necessária confirmação de presença pelo número: (31) 99397-3988


Para mais informações:


Realização:

Prefeitura Municipal de São Tiago:


Apoio:

Trilha dos Inconfidentes: http://tonatrilha.tur.br/

Serra das Vertentes Cafés Especiais: https://www.instagram.com/serradasvertentescafesesp/

Semana Criativa de Tiradentes: https://semanacriativadetiradentes.com.br/


Descubra São Tiago:


(Todas as fotos foram disponibilizadas pela Prefeitura Municipal de São Tiago.)


bottom of page