Nesta última semana, o Projeto Caminho das Águas deu mais um passo de importância em sua trajetória, fortalecendo saberes e práticas culturais em Janaúba e região. O projeto teve inicio nas segunda-feira dia 02 de setembro, finalizando na sexta-feira dia 06 de setembro.
Objetivo do Projeto Caminhos das Águas
Criado com o intuito de fortalecer artistas-educadores, mestres da cultura e outros fazedores culturais, o projeto é resultante de uma parceria entre o Ministério da Cultura e a Universidade Federal de Mato Grosso, por meio do programa Olhos d’Água.
Nesse sentido, a parceria direta com a Universidade Federal do Vale do Jequitinhonha e Mucuri – UFVJM, unidade Janaúba, foi fundamental para que essa etapa fosse concretizada, disponibilizando sua infraestrutura e transporte para o acesso dos participantes à formação no campus.
Duração
Durante 5 dias, o coordenador Educativo do Projeto Maurício Virgulino e sua equipe, apresentou para a comunidade cultural de Janaúba e cercanias um seminário formativo com foco na elaboração de projetos culturais para serem aplicados em editais de fomento deste as esferas municipais, estaduais, federais e privadas.
Atividades
Dinâmicas e interativas, que incentivaram a criatividade, o trabalho colaborativo e ajudaram a quebrar barreiras como a timidez. Entre exercícios de storytelling e atividades práticas, o grupo experimentou uma transformação visível em apenas uma semana, saindo mais confiante e preparado para tirar suas ideias do papel.
Quem esteve presente?
A diversidade do grupo foi um dos pontos altos: líderes quilombolas, artesãos, músicos, escritores, professores, cineastas e até os nômades digitais e Agentes Transformadores de Comunidades Cristiano Cazarotto e Sandra Doyama, do Viagem Kombinada, trocaram experiências e enriqueceram o ambiente com suas diferentes visões e histórias.
Edital Olhinhos d'Água
No encerramento do seminário, o edital "Olhinhos d'Água" foi lançado, incentivando os participantes a colocar em prática o que aprenderam e desenvolver projetos culturais que possam impactar suas comunidades de maneira concreta.
Próximo destino
O Projeto Caminho das Águas segue agora para Barra do Garças em Mato Grosso, para mais uma etapa do projeto, com na expectativa de impactar e fortalecer a cultura local e permitindo que mais pessoas acessem as novas oportunidades para quem faz da arte e da educação ferramentas de transformação.
Comentarios