top of page

7 DICAS FUNDAMENTAIS PARA QUEM QUER EMPREENER NO TURISMO RURAL




Há vários modos de iniciarmos um empreendimento, principalmente quando falamos em Turismo.


Hoje vou compartilhar contigo 7 dicas simples e objetivas para te auxiliar nesta jornada, visto que nosso país é muito rico em oportunidades nesta área.


Mas, antes de começarmos, você precisa entender que é muito importante que cada uma das dicas abaixo, sejam analisadas e adaptadas para a sua realidade econômica e desejo.


Antes que eu me esqueça é muito importante também saber que cada um tem seu tempo, sua própria e que mais importante do que começar com isso ou aquilo, é começar aproveitando o que se tem. Faça o melhor que puder com aquilo que você tem, assim e só assim as coisas irão fluir.


Buenas? Compreendido? Vamos então para as dicas para você empreender no turismo rural da sua região:


1. TENHA UM PROPÓSITO


Foto vaqueiro laçando  - Foto Estoque Canvas
Foto vaqueiro laçando - Foto Estoque Canvas

Não há como investir tempo e dinheiro em algo que não te faça bem, que não alimente um propósito. Ter vontade de fazer acontecer não é suficiente.


É preciso ter brilho nos olhos quando fores apresentar o teu serviço ou produto do campo e no campo para os outros, é preciso entender o porquê?


Você tem um propósito? Um “porquê? Porque é um tipo de coisa que não dá para forçar.... Ou ele existe ou não existe.


Um exemplo: Porque tenho amor pelo campo quero de mostrar esse sentimento para os que me visitam.


2. SAIBA RECEBER PESSOAS


Foto café na roça  - Foto Estoque Canvas
Foto café na roça - Foto Estoque Canvas

Com certeza o seu negócio ou empreendimento terá semelhanças com outros negócios, certo?

Então, a dica aqui é se diferencie pelo seu atendimento, pela sua história, seja escolhido pelo modo que recebe as pessoas. Seja hospitaleiro!

Transforme a visita de alguém ao seu negócio em uma experiência inesquecível, transformadora e terás sucesso!!!


3. SEJA UM ESPECIALISTA EM SUA REGIÃO


Foto menino colhendo morangos  - Foto Estoque Canvas
Foto menino colhendo morangos - Foto Estoque Canvas

Além de saber tudo sobre seu empreendimento, é fundamenta você saber muito bem sobre o que têm e o que não tem na sua região.

Esta dica é muito importante, ao saber o que já existe em termos de atrações turísticas na região você conseguirá analisar e aproveitar as oportunidades que eles geram e potencializar seu negócio.


Uma vez compreendido isso você conseguirá criar conexões e formar parcerias para pacotes e ações turísticas, que farão a região toda se desenvolver, e isso é fundametal.


Lembre-se que nenhum empreendedor sozinho, será mais forte que uma comunidade unida em pró do seu próprio desenvolvimento.


4. SAIBA ONDE QUER CHEGAR


Foto homem do campo - Foto Estoque Canvas
Foto homem do campo - Foto Estoque Canvas

Sem saber onde se quer chegar, não se chega a lugar nenhum.

Sem planejamento, sem relacionar as forças e fraquezas de seu negócio, a chances de sucesso são mínimas.

É fundamental ter bem claro o objetivo, os serviços que serão oferecidos, suas habilidades, suas fraquezas, o capital disponível, enfim a chave é planejar, para depois executar.

Ter a clareza do campo de batalha e a capacidade de seu exército, te darão maiores chances de vitória na hora colocar as estratégias em prática.


5. REQUISITOS TÉCNICOS E NORMAS


Foto homem do campo aprendendo - Foto Estoque Canvas
Foto homem do campo aprendendo - Foto Estoque Canvas

Antes de começar qualquer tipo de estrutura ou empreendimento em qualquer ramo ou setor, é fundamental que você conheça as exigências técnicas para seu empreendimento.

No caso do turismo rural o Instituto de Desenvolvimento do Turismo Rural (Idestur) é um dos responsáveis por orientar os empreendedores.


No site do Instituto além de conhecer algumas atitudes que são importantes para crescer nessa área e você terá acesso as boas práticas para o seu negócio.


6. CONSCIÊNCIA AMBIENTAL


Ilustração -  Terra sob suspenção -  Estoque Canvas
Ilustração - Terra sob suspenção - Estoque Canvas

Empreender no Turismo Rural e não ter consciência ambiental não vai dar certo.

Seu empreendimento terá que se amigo do meio ambiente.


Vai ter uma horta, terá que ser orgânica.


Tudo precisa ser feito com responsabilidade ecológica, com respeito e amor à natureza. Não existe turismo rural sem esse tipo de cuidado.



7. APRESENTE A EXPERIÊNCIA.



Não adianta montar a melhor opção de atração para turistas na sua região se ninguém souber disso. Você precisa deixar espaço, tempo e energia para trabalhar em prol de atrair pessoas.


A forma mais rápida de aparecer para o mundo é através das redes sociais.


O advento da internet em quase todos os cantos do Brasil nos dias de hoje é real. Facilitando muito a divulgação de qualquer tipo de negócio, principalmente o Turismo Rural.


Antes da internet era muito difícil saber sobre o que acontecia no campo. A roça estava a parte do mundo urbano, hoje ela está integrada e conectada.


Ter perfis nas redes sociais, criar conteúdos de interesse e relevância falando sobre seu negócio é um passo importante para atrair clientes dos mais diversos locais e regiões.


Quem não está na web, não existe, diz o ditado. Então não fique de fora.


Mas, mesmo assim, na era digital, não esqueça que uma das melhores formas de conseguir clientes ainda é através do marketing em sua própria região, aquele raiz, local, regionalizado, onde ainda é possível investir em publicidade no rádio, em jornais que circulam em sua cidade e até mesmo firmar parcerias com agências de turismo locais, para elas captarem os clientes para você.


Por outro lado, existe uma forma de atrair clientes ainda mais poderosa que é a publicidade boca a boca, ou seja, os seus próprios clientes poderão indicar amigos e familiares para conhecer e se conectar com seu empreendimento.

bottom of page