top of page

As Mães sempre sabem de tudo, mas será que sabem disso?

Um relato para as mães tomarem conhecimento sobre seus filhos, que talvez elas não saibam (embora saibam de tudo!)


Dizem que quando envelhecemos, voltamos a ser crianças novamente. E é verdade... mas não apenas pela volta ao uso de fraldas ou pela dependência das necessidades básicas, como ir ao banheiro, tomar banho e se alimentar.


Vejo isso através da minha avó, Dona Toshiko, que completará 103 anos no próximo dia 24 de maio de 2023! Apesar de sua idade, hoje em dia, cuidar dela é como cuidar de uma criança grande.


Foto da Vovó comemorando 101 anos com os netos na frente de um bolo de aniversário.
Foto com a minha avó no aniversário de 101 anos em 2021.

Nos últimos dois meses, ela já não consegue mais se levantar da cama. E desde então, ela tem vivido em um mundo particular com seus amigos imaginários, onde ocorrem broncas, gargalhadas, muitas conversas e muita cantoria... E em seu repertório musical predominam músicas infantis, tanto em português, japonês e até inglês (Happy Birthday to You).


E olha que ela é uma criança pirracenta! Às vezes, canta alto no meio da madrugada. E em um desses momentos, eu a escutei falando sozinha:


"O quê? Estou cantando muito alto? Desculpa aí... (depois de alguns segundos de silêncio...) mas é bom, né?" E volta a cantar bem alto!

Outro dia, ela estava gritando chamando minha mãe. E quando minha mãe perguntou o que aconteceu, ela disse:


"Nada não. Só queria ver se você estava aqui."

Minha mãe e a minha avó no dia do aniversário de 101 anos. Hoje vivem esta inversão de papéis entre Mãe e Filha.


Mas o mais impressionante é que, apesar da idade, de tempos em tempos ela acorda choramingando, chamando pelos pais, falecidos a mais de 70 anos. E, embora saiba que ela era mais apegada ao pai, ela chama principalmente pela mãe dela: "Mãe... Mamãe... me ajuda... vem aqui..."


Em resumo, através deste relato sobre minha avó, espero que as mães tenham ciência de que, independentemente da idade: Nossa mãe é e sempre será o nosso porto seguro! Por aí se percebe a importância inestimável das mães, que transcende todas as fases da nossa vida!

E nesta homenagem a essas mulheres fantásticas, não posso deixar de expressar minha gratidão e homenagear minha mãe!


Mãe e filha
Eu e a minha Mãe guerreira

Mãe! Para quem não convive de perto com você, vê sua serenidade e não imagina a guerreira e a fortaleza que você é! Obrigada pelo exemplo, pelos ensinamentos e apoio constante! Te amamos muito! Feliz Dia das Mães!


Nós do Viagem Kombinada desejamos um Feliz Dia das Mães para todas as Mamães!!!

Commenti


bottom of page