top of page

Você sabe onde são produzidas as cachaças Salinas e Havana?

Para respondermos esta pergunta precisamos falar um pouco sobre Novorizonte.


Novorizonte é uma pequena cidade do Norte de Minas Gerais, localizada em uma bela planície a 775 metros de altitude, no alto de um dos trechos da Serra do Espinhaço. O visual de lá de cima é muito bonito!


Origem

Novorizonte faz parte da região do Alto Rio Pardo, localizada no Norte de Minas Gerais. A cidade se formou depois da realização do desejo do fazendeiro João Bernardino de Souza em construir uma igreja cuja padroeira fosse Nossa Senhora da Conceição.


Por volta de 1930 ele residia na região de Indaiá, antigo distrito de Salinas. Na década de 1950 encontrou um terreno nas proximidades, onde uma parte pertencia à família Almeida e outra à família Ferreira. Após a doação desta área, inicia-se a construção da igreja e o local é batizado como Novo Indaiá.


Devido a beleza da região, em 1953 o povoado passa a ser chamado de Novorizonte. A sua emancipação acontece em 1995, após se desmembrar do município de Salinas.


Atualmente

A cidade está entre as maiores cidades produtoras de cachaça da região de Salinas, tendo em seu território as cachaçarias como a Cachaçaria Salinas e a Cachaçaria de Anísio Santiago, a fabricante da famosa Cachaça Havana e a Anísio Santiago, em homenagem ao seu criador.


Cachaçaria Salinas

A Fazenda Salinas fica na cidade de Novorizonte e pertence à família Medrado. Trabalhando com a produção de cachaça desde 1986, a qualidade do produto vem desde o preparo da terra, do plantio da cana de açúcar sem agrotóxicos, do corte da cana sem queimadas, do uso de fermentos naturais, dos alambiques de cobre e do envelhecimento da bebida em barris e dornas de madeira.

Garrafas de cachaças da Cachaçaria Salinas
Garrafas de cachaças da Cachaçaria Salinas

O envelhecimento dura no mínimo dois anos e meio, feito em barricas de Carvalho, Bálsamo, Ipê e Umburana, definindo assim a cor, o aroma e o sabor de cada produto.


Cristiano e Sandra durante a visita guiada

A Cachaçaria Salinas tem visitas guiadas a toda a sua linha de produção, desde a recepção da cana de açúcar, passando pela moagem, fermentação, destilação, envelhecimento, engarrafamento e rotulagem, além da visita ao museu da cachaçaria.


Agende a sua visita e conheça mais sobre a produção desta bebida típica do Brasil!


Saiba mais sobre a cachaça Salinas acessando este link : https://cachacasalinas.com.br/


Viagem Kombinada na Cachaçaria Salinas
Equipe VK Guias Digitais - Cachaçaria Salinas


Cachaçaria de Anísio Santiago

Fundada na década de 1940 por Anísio Santiago (falecido em 2002), a fazenda está na região de Salinas, porém no território de Novorizonte.


Produtora de duas das cachaças mais famosas e desejadas entre os apreciadores desta bebida, a Cachaçaria de Anísio Santiago carrega muita tradição há muitas gerações.


Aqui são produzidas as cachaças de excelência - Anísio Santiago e a icônica Cachaça Havana.


A cachaçaria ainda mantém todo o processo artesanal, com o manejo do canavial com adubação orgânica e sem agrotóxicos, o transporte da cana feito ainda em carro de boi.

Por este processo de manejo a cachaçaria possui o cobiçado certificado de produção orgânica pelo IBD (Associação de Certificação Instituto Biodinâmico).


Além disso a destilação feita em um único alambique de cobre popularmente chamado de "chapéu de padre, sem contar que o processo de envasamento e rotulagem é todo manual.

Alambique de cobre - o "chapéu de padre"
Rotulo da cachaça Anísio Santiago sendo aplicado de forma artesanal -  Cacharia Anisio Santiago e Havana
Rótulo da Anisio Santiago sendo aplicado

A cana usada na produção da cachaça é do tipo Java, cultivada em apenas 10 hectares da fazenda, o que garante uma produção de 8.000 a 12.000 litros de cachaça por ano, conforme a safra.


Além de todo esse processo artesanal, a cachaça passa por um processo de envelhecimento em dornas de bálsamo por 12 anos!

Tudo isso lhe atribui uma excelência de qualidade que torna esta cachaça tão valorizada no mercado e consequentemente, muito cobiçada inclusive pelos falsificadores.


Para evitar falsificações peça a nota fiscal, confira o rotulo e verifique o selo da Receita Federal, além de certificar-se acessando o site oficial para mais informações dos sistemas anti-falsificação adotados pela Cachaçaria Havana.


Saiba tudo sobre a Cachaça Havana e Cachaça Anísio Santiago você encontra acessando o site : Cachaça Havana e Anísio Santiago


Cachaça Anísio Santiago
Cachaça Anísio Santiago

A cachaça faz parte de nossa cultura. Sinta-se convidado a conhecer o Norte Mineiro e explorar ainda mais o mundo da cachaça artesanal de procedência!!!

DICA: Para saber mais, acesse o Guia Digital da cidade.


Além disso, no guia há mais informações de outros atrativos, de como chegar, além do contato da Secretaria de Turismo para agendar as visitas aos locais. Saiba também dos eventos que agitam a cidade.


Aproveite cada informação e uma boa viagem! E se gostou do conteúdo... compartilha com os seus amigos!!!!




bottom of page