top of page

Santo Antônio do Retiro

A sua história

Santo Antônio do Retiro está localizado no extremo norte de Minas Gerais, próximo da divisa com a Bahia, na região denominada Alto do Rio Pardo.


Os primeiros moradores se estabeleceram na região no fim do século XVIII, fato este comprovado pela referência mais antiga documentada do ano de 1783.


Um fato histórico marcante foi a passagem da Coluna Prestes em 20 de abril de 1926. Segundo contam os mais velhos, mais de 1000 homens passaram pelo arraial, margeando os rios Pardinho e Cedro.


Porém, apesar do seu ideal político-social de reforma, os chamados “revoltosos” cometeram muitas barbáries como maus tratos e violação das propriedades dos pequenos comerciantes, chegando a ocorrer duas mortes no povoado, causando a fuga das pessoas para o mato, por medo da violência do bando.


A passagem por Santo Antônio do retiro está registrada no livro “A Coluna Prestes (Marchas e Combates)”, escrito pelo secretário da Coluna, Lourenço Moreira Lima. No entanto, não há neste livro os registros destes atos cometidos contra o povoado de Santo Antônio do Retiro e que deixou péssimas lembranças aos moradores da época.


O distrito de Santo Antônio do Retiro que antes pertencia ao município de Rio Pardo de Minas, foi emancipado no dia 21 de dezembro de 1995.



Santo Antônio do Retiro atualmente

A cidade está na região da Serra Geral, onde a vegetação predominante é a do Cerrado. Rica em belezas naturais, Santo Antônio do Retiro tem muitas opções para quem aprecia atividades ao ar livre!

Cristiano e Sandra na Pedra Grande

Na lista destas riquezas naturais estão a Serra do Pau D’Arco e a Pedra Grande com belíssimos sítios arqueológicos, a Serra do Sucuruiu, a Floresta de Pequizeiros, nascentes, cachoeiras e muitos rios como o Cedro, Mandassaia, Sucuruiu, Rio Pardinho, Santo Antônio e outros córregos da grande rede hidrográfica da região.




Vamos conhecer um pouco mais destes lugares? Então, seja bem-vindo (a) a Santo Antônio do Retiro!


 

Feira Municipal


Um diferencial em Santo Antônio do Retiro é que o comércio fecha aos sábados, mas funciona aos domingos no período da manhã.


Ali na Praça da Matriz é onde ocorre a maior movimentação. A feira se espalha pela praça e pelas ruas do seu entorno. Além da venda de produtos oriundos da agricultura familiar, também há barracas de roupas, de utensílios domésticos e de lanches, como o pastel e a tapioca.

Produtos da roça - Mercado Municipal

No Mercado Municipal que fica em frente à Praça da Matriz o movimento também é grande, principalmente na hora do almoço.


Peixe - Piranha - Mercado Municipal

Nas laterais do saguão do mercado há pequenos restaurantes bem simples, mas que preparam uma comida muito saborosa a um preço bem em conta.


Mas não estranhe! Estes restaurantes são tão pequenos, que a mesa de refeição é coletiva. Mas é uma boa oportunidade de fazer novas amizades e se inserir na cultura local!


Estes restaurantes funcionam durante a semana também, tornando-se assim uma boa opção para o almoço!



Floresta Nacional de Pequizeiros

Em Santo Antônio do Retiro há várias reservas biológicas que contribuem para a recuperação e conservação ambiental, mantendo o equilíbrio de toda a diversidade natural da região.


Entre elas está a Floresta Nacional Pequizeiros na comunidade de São Joaquim em Santo Antônio do Retiro. Trata-se de uma floresta com diversos pequizeiros nativos, concentrados em uma área de proteção estabelecida pelo Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza (SNUC).

Floresta Nacional de Pequizeiros

O objetivo visa promover a pesquisa e o uso de recursos naturais para a exploração sustentável, preservando assim, esta árvore que é típica do Cerrado!


O Pequi

O fruto do pequizeiro, o Pequi, tem uma cor amarela bem intensa, assim como o seu sabor!


Para quem já provou os pratos típicos com pequi, só existem duas opiniões a respeito: ou você ama ou odeia o Pequi!


Muitos também atribuem ao Pequi poderes afrodisíacos! O fato é que as crianças que nascem nos meses de agosto ou setembro são chamadas de “Filhos do Pequi”, pois nascem 8 ou 9 meses depois da safra do Pequi, que acontece volta do mês de dezembro.


Devido sua cor e importância na cultura gastronômica, o Pequi é chamado de “O Ouro do Cerrado”! Por isso a necessidade de preservação desta árvore tão valiosa para a cultura e a gastronomia das regiões do Cerrado!


Flor de Pequi


Serra do Rio Sucuruiu

Em meio a uma paisagem exuberante da região da Cordilheira do Espinhaço e da Serra Geral, encontra-se a Serra do Sucuruiu, localizada na divisa entre Santo Antônio do Retiro e Monte Azul.


As serras da região impressionam por sua grandiosidade! O Pico Sucuruiu tem 1760m de altura e que está em frente ao Pico da Formosa em Monte Azul, com 1820m de altura, sendo a 6ª montanha mais alta do Espinhaço e a mais alta do norte de Minas Gerais!


Caminhar pela Serra do Sucuruiu requer muita disposição e gosto pela aventura! Infelizmente o turismo ecológico ainda é pouco explorado, mas para quem gosta de adrenalina, encarar esta aventura é um desafio e tanto!

Serra do Sucuruiu

As caminhadas na região dos picos são intensas, sem trilhas e demarcações, geralmente guiadas por alguns moradores locais. Tem alguns trechos difíceis ou de “escalaminhada” e pouca ou nenhuma água no caminho, apesar de ter na sua base, nascentes, rios e cachoeiras.


Aliás, muitos aproveitam a região da base da Serra do Sucuruiu, se refrescando nos rios e cachoeiras da região!



Cachoeira da Mata

Ao longo do Rio Sucuruiu uma bela cachoeira chama a atenção: a Cachoeira da Mata. É um ótimo lugar para contemplar, se refrescar e fazer um piquenique.


A cachoeira fica a 39,4km do centro de Santo Antônio do Retiro,próximo da comunidade São João.

Cachoeira da Mata

Por se tratar de uma propriedade particular, é necessário autorização e agendamento prévio junto a Secretaria de Turismo da cidade.


Inscrições Rupestres

Em Santo Antônio do Retiro há vários sítios arqueológicos com inscrições rupestres. Elas são encontradas na região das comunidades de Cedro e Caroba, na Pedra Grande e na Serra do Pau D’Arco na divisa com Montezuma.

San (Sandra) - fotografando as inscrições do Sitio Arqueológio de Caroba

Muito da história da nossa trajetória na Terra estão retratadas nas inscrições rupestres presentes em grutas, cavernas e em superfícies rochosas ao ar livre espalhadas em alguns lugares pelo mundo.

Cristiano (Cris) - Contemplando as figuras rupestres

As inscrições ou figuras rupestres são os primeiros registros dos nossos ancestrais feitas na pré-história (antes da escrita), principalmente entre o período Paleolítico (40.000 a.C.) e Neolítico (10.000 a 6.000 a.C.).


Preservar e estudar tais registros é fundamental para compreender um pouco das nossas origens.


Por isso a importância de conservar estas preciosidades. Precisamos entender o passado e permitir que as gerações futuras também consigam visitar estes museus a céu aberto seculares! Não permita que alguém quebre, danifique ou risque estas preciosidades que resistiram ao tempo até hoje. Ajude a preservar a nossa história!


Conheça um pouco dos sítios arqueológicos de Santo Antônio do Retiro.



Pedra Grande ou Pedra dos Tapuias

Andando por uma trilha há uns dois quilômetros da cidade chega-se a Pedra Grande ou Pedra dos Tapuias. Uma formação rochosa impressionante, tanto por suas dimensões e forma, como pelas inscrições rupestres que recobrem uma grande extensão dos seus paredões.


Estas inscrições rupestres são atribuídas aos Tapuias, índios que habitavam o interior do sul, sudeste e nordeste do Brasil.

Vista aerea da Pedra Grande - Pedra dos Tapuias.

Da sua base é possível subir e acessar a área onde estão as inscrições rupestres. Lembrando que a sua preservação é fundamental para que as gerações futuras também vejam estas preciosidades! Contemple, fotografe e preserve!


Sitio Arqueológico da Pedra Grande - Pedra dos Tapuias

Também é possível acessar outros pontos deste maciço rochoso passando por fendas estreitas e chegando a um mirante na lateral da rocha. De lá alguns ainda conseguem acessar o topo da Pedra Grande, porém é necessário escada ou equipamentos adequados para chegar lá com segurança.


De qualquer forma, a vista do lugar é fascinante! Vale a pena conferir!



Pedra Grande vista de baixo - imensa!!!!



Sítio Arqueológico Serra do Pau D’Arco

A Serra do Pau D’Arco está entre os municípios de Santo Antônio do Retiro e Montezuma. Além das suas belezas naturais e grandes paredões rochosos, também tem grutas, sítios arqueológicos com inscrições rupestres e a nascente do Rio Pardo no território da cidade de Montezuma.


Sitio Arqueológico Serra do Pau d'Arco

Já no território de Santo Antônio do Retiro os paredões da Serra do Pau D’Arco estão repletos de inscrições rupestres, de todos os tamanhos e formas. Tais inscrições intrigam por estarem pintadas em lugares de difícil alcance para os seres humanos comuns.


Localiza-se na comunidade de Pau D’Arco, a aproximadamente 37km de distância da cidade. Não deixe de conhecer estes impressionantes e intrigantes registros dos primeiros habitantes da região.


DICA: Acesse nossos Guias Interativos para se aprofundar mais no assunto voltado para as Inscrições Rupestres.


Além disso, no guia há mais informações de outros atrativos, de como chegar, além do contato da Secretaria de Turismo para agendar as visitas nos locais das inscrições rupestres e outros lugares que ficam em propriedade particular. Saiba também dos eventos que agitam a cidade.


Aproveite cada informação e uma boa aventura! E se gostou do conteúdo... compartilha com os seus amigos!!!!


bottom of page