Lagoa dos Patos


A "cidade" de Lagoa dos Patos é uma pequena cidade no Norte de Minas, próxima a Montes Claros e Pirapora. Não confunda com a “Lagoa dos Patos” no Rio Grande do Sul!


E o que há em Lagoa dos Patos?

O pôr do sol na lagoa é uma opção para o fim da tarde.

Lá tem um Cristo Redentor à beira da Lagoa, um córrego que desaparece dentro da caverna, grutas com inscrições rupestres, formações rochosas que parecem cenário de outro mundo, árvores que crescem do topo das rochas e descem as suas raízes por grandes alturas, além de ser conhecida como a Cidade dos Apelidos!

Cristiano e Sandra em frente as raízes de uma Gameleira
Cristiano e Sandra em frente as raízes de uma Gameleira

Quer saber mais? Acompanhe tudo aqui e veja o que Lagoa dos Patos tem de bom! Seja bem-vindo(a) a Lagoa dos Patos!



A Cidade dos Apelidos


Em Lagoa dos Patos há uma particularidade muito interessante! Lá todas as famílias são conhecidas pelos apelidos e não pelos sobrenomes!


São mais de 55 apelidos listados e muita história envolvendo esta peculiaridade!

Há a família dos “Gambás”, “Pó”, “Té logo”, “Bagaçudo” e muito mais! Contam que um “Rato” se casou com um “Gato”! Tem as famílias dos “Cabelo de cima”, e os “Cabelo de baixo”, o que se deve ao fato de ter uma família “Cabelo” que mora na parte alta e a outra, na parte baixa da cidade. Quer saber mais?


Acessa aqui o Guia de Lagoa dos Patos além de informação exclusiva ele é interativo.



Réplica do Cristo Redentor e o Balneário


Chegando em Lagoa dos Patos pela estrada que vem de Montes Claros já é possível avistar a primeira atração de Lagoa dos Patos: a réplica do Cristo Redentor.


Seguindo as placas de sinalização, chega-se fácil ao Cristo. Ali, às margens da Lagoa que dá o nome à cidade, o Cristo Redentor lhe dá as boas-vindas!


A réplica do Cristo Redentor está ao lado de um belo balneário, com quiosques, estrutura de bar e banheiros e um palco para eventos. No seu entorno também há uma pista de motocross que agita a cidade em grandes eventos!


É um local onde vale a visita para ver o Cristo, conhecer o balneário, e principalmente, assistir ao pôr do sol às margens da lagoa!




Gruta com Inscrições Rupestres


Há 13km do centro da cidade, na comunidade de Riacho Fundo, fica a propriedade da Dona Santa. De lá parte a trilha que chega a uma pequena gruta repleta de inscrições rupestres!


Nesta trilha, o interessante é a variação de cenários até chegar até a gruta. Passa-se por um trecho de mata seca, onde as árvores aparentemente estão mortas e todas as suas folhas estão no chão. Uma curiosidade é que, neste tipo de mata, basta chover um pouco que o verde toma conta e a paisagem muda completamente!


Um terreno cinza e pontiagudo parece uma paisagem de outro mundo!

Depois, conforme se avança rumo ao topo da serra, o cenário muda totalmente! Formações rochosas cinzas, com vincos e pontas afiadas predominam na paisagem. A vegetação é mais escassa e mais rústica. Elas sobrevivem jogando as suas raízes em meio a pedras e frestas, travando uma luta pela busca por água.




A gruta onde há as inscrições rupestres é uma gruta bem pequena. É interessante notar as formas curvilíneas da gruta contrastando com o terreno pontiagudo do seu entorno.


No seu interior há desenhos por todos os lados em bom estado de conservação!

Os desenhos ainda não foram datados, mas são um belo registro dos primeiros habitantes desta região!



Na volta, não deixe de se despedir da Dona Santa. Com uma família muito hospitaleira, você ainda pode ser agraciado com um delicioso café e biscoito frito bem sequinho feito na hora! Imperdível!



Lapa D’água


Lapa é o nome dado a uma grande pedra ou laje e que serve de abrigo.


A Lapa D’agua fica a uns 2km do centro da cidade e o seu acesso fica bem perto da saída rumo a cidade de Ibiaí.


A chegada à Lapa D’agua causa surpresa! É uma lapa que além de alta e larga, tem no topo uma imensa Gameleira, cujas raízes descem formando uma espécie de portal!


No seu interior há um grande espeleotema em forma de cogumelo. Um capricho na natureza em formação há milhões de anos.


Ao fundo da lapa na extremidade esquerda, chega-se a uma pequena gruta cheia de morcegos! Logo na entrada é possível avistar os morcegos voando dentro da gruta, formando um espetáculo que vale a pena apreciar!


Gruta do Córrego Seco


A Gruta do Córrego Seco fica a uns 2km do centro da cidade, com acesso pela região próxima ao Cristo Redentor.


É uma gruta ampla, alta e o percurso lá dentro é muito tranquilo, mesmo sendo habitado por poucos morcegos. Dizem que antigamente passava por lá um pequeno córrego, mas que depois secou. Por isso o seu nome: Córrego Seco.


A gruta tem algumas formações como estalactites e estalagmites. Uma delas chama a atenção por ter uma forma que lembra uma folha que se enverga para baixo e no topo há outra solidificação que lembra um diamante.


Apesar da gruta não ser muito extensa, este é um lugar que rendeu belas imagens!



Caverna do Sumidouro


A Caverna do Sumidouro está localizada na propriedade do Sr. Joaquim Borracha, a aproximadamente 12km do centro de Lagoa dos Patos. Ela tem esse nome, pois o córrego que passa ali dentro, simplesmente some lá dentro e ninguém ainda descobriu para onde a água vai.


A abertura da entrada da caverna é bem ampla. No seu interior tem aproximadamente 2,5 quilômetros de percurso entre passagens e salões internos. Um destes salões brilha quando iluminado e parece ter um céu estrelado dentro da caverna!



Dizem que mais adiante existe uma cachoeira de 25 metros de altura. Mas como o percurso não está mapeado e sinalizado, não é aconselhável entrar sem estar acompanhado de pessoas com experiência neste tipo de aventura, ainda mais sem cordas, iluminação e outros equipamentos de segurança.


Também vale a pena dedicar um tempinho de prosa com o simpático Sr. Joaquim Borracha e saber um pouco da cultura local.


Inesquecível


A visita a cidade de Lagoa dos Patos foi especial, foi realmente exploratória, encontramos lugares únicos, muitos deles nem os moradores locais não conheciam!


Quer conhecer um pouco mais sobre nosso trabalho?


Aqui você encontra mais informações!!!


Mais uma vez, não conseguiremos mostrar aqui tudo o que vimos neste artigo, mas você pode acessar a nossa coleção de Guias e baixar o Guia Turístico Digital Interativo da cidade, elaborado em parceria com a Administração Municipal e o Circuito Turístico Lago de Irapé!

E se gostou do conteúdo... compartilha com os seus amigos!!!!

1.209 visualizações